HARMONIZAÇÃO
FACIAL

O rosto é uma das partes do corpo que mais denunciam os anos já vividos. É claro que a prevenção é sempre a melhor opção para que todo esse processo ocorra mais lentamente, porém o envelhecimento continua sendo inevitável.

Infelizmente, nosso sorriso também sofre degradação devido ao fator tempo, assim como qualquer outra parte do corpo.

Nem todos os sinais da idade podem ser apagados, mas podem ser amenizados com alguns procedimentos. A reabilitação oral, além de proporcionar o alcance máximo do potencial estético do sorriso, traz também outros benefícios, como na função mastigatória e alívios na articulação da mandíbula (ATM), devolvendo a autoestima e a confiança para quem se sente incomodado com as alterações bucais adquiridas com o passar dos anos.

A reabilitação do sorriso envolve várias especialidades da odontologia e atua nos campos intrabucal e extrabucal através de um diagnóstico que visa o tratamento da causa e não só dos efeitos.

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS
QUE VAMOS APLICAR

REABILITAÇÃO DO
SORRISO

Dentre todas elas, visamos corrigir:

• Alteração de cor (estética dos dentes): os dentes ficam mais escuros à medida em que envelhecemos. Apesar do esmalte dos dentes ser resistente, a perda do mineral que o estrutura, o desgaste e as microfissuras fazem com que os dentes acinzentem ou com que absorvam os pigmentos dos alimentos e bebidas. O clareamento dentário pode ser uma opção para reversão desse processo, com resultados rápidos e sem trazer dano algum à saúde bucal, podendo ser realizado em poucas sessões no consultório ou de maneira supervisionada à distância, com a autoaplicação do peróxido através de moldeiras personalizadas.
  • Alteração da forma (estética dentária): os dentes podem apresentar formatos indesejados desde a sua formação natural ou devido aos desgastes que se acumulam ao longo do tempo. Estes desgastes podem ser fisiológicos ou patológicos, como, por exemplo, os causados pelo bruxismo, associados à má oclusão (dentes com mau posicionamento), podendo causar desgastes irregulares, deixando um dente maior que o outro e fazendo com que a linha do sorriso se distorça e as bordas fiquem finas, causando trincas no esmalte dentário. Em outros casos, o encurtamento da coroa dos dentes anteriores faz com que eles não apareçam ao sorrir ou ao falar, trazendo prejuízos estéticos e denunciando o avanço da idade. A técnica das lentes de contato para os dentes é um poderoso recurso para melhorar a estética do sorriso por meio da mudança de cor, formato e tamanho dos dentes. Elas são lâminas de porcelana ultrafinas, fazendo parte da odontologia contemporânea por serem consideradas uma técnica minimamente invasiva, ou seja, quase sem a necessidade de desgaste dentário. Por isso, é hoje um dos métodos mais procurados nos consultórios odontológicos por pacientes que buscam um sorriso perfeito e durável.
  • Dentes tortos (estética dentária/aparelhos ortodônticos): a movimentação dentária faz parte do processo natural do envelhecimento. A saúde bucal debilitada altera o equilíbrio entre os dentes, músculos, lábios e língua, podendo causar apinhamentos (dentes tortos/sobrepostos) ou diastemas através de inclinações exageradas (grandes espaços entre os dentes). Essas alterações causam efeitos estéticos desfavoráveis e sua correção de forma mais conservadora é através da ortodontia. A ortodontia atual tem como sua principal ferramenta os invisaligns, que são alinhadores transparentes que permitem ganhos estéticos através do alinhamento dos dentes nas arcadas e restabelecimento da função mastigatória de maneira rápida e confortável, podendo ser utilizados sem limite de idade, atendendo muito bem aos pacientes resistentes ao tratamento com aparelhos fixos convencionais, ou que entendem a importância da preservação do esmalte dental e não querem fazer desgastes de compensação para atingir o alinhamento através das facetas cerâmicas.
  • Ausência dentária (implantes dentários): a perda de um ou mais elementos dentários, seja por trauma, agenesia, doença periodontal, cáries, entre outros motivos, podem, ao longo do tempo, trazerem prejuízos para a mastigação, articulações mandibulares e harmonia do sorriso. O implante dentário é a melhor opção para a substituição de um ou mais dentes ausentes ou perdidos, por tratar-se de um procedimento muito seguro quando realizado com critério. A reabilitação com implantes dentários, unitário ou protocolo (substituição de todos os dentes da arcada superior e/ou inferior) permite que o paciente desfrute de todas as vantagens de uma dentição fixa.

Alteração de cor

Os dentes ficam mais escuros à medida em que envelhecemos. Apesar do esmalte dos dentes ser resistente, a perda do mineral que o estrutura, o desgaste e as microfissuras fazem com que os dentes acinzentem ou com que absorvam os pigmentos dos alimentos e bebidas. O clareamento dentário pode ser uma opção para reversão desse processo, com resultados rápidos e sem trazer dano algum à saúde bucal, podendo ser realizado em poucas sessões no consultório ou de maneira supervisionada à distância, com a autoaplicação do peróxido através de moldeiras personalizadas.

Alteração da forma

Os dentes podem apresentar formatos indesejados desde a sua formação natural ou devido aos desgastes que se acumulam ao longo do tempo. Estes desgastes podem ser fisiológicos ou patológicos, como, por exemplo, os causados pelo bruxismo, associados à má oclusão (dentes com mau posicionamento), podendo causar desgastes irregulares, deixando um dente maior que o outro e fazendo com que a linha do sorriso se distorça e as bordas fiquem finas, causando trincas no esmalte dentário. Em outros casos, o encurtamento da coroa dos dentes anteriores faz com que eles não apareçam ao sorrir ou ao falar, trazendo prejuízos estéticos e denunciando o avanço da idade. A técnica das lentes de contato para os dentes é um poderoso recurso para melhorar a estética do sorriso por meio da mudança de cor, formato e tamanho dos dentes. Elas são lâminas de porcelana ultrafinas, fazendo parte da odontologia contemporânea por serem consideradas uma técnica minimamente invasiva, ou seja, quase sem a necessidade de desgaste dentário. Por isso, é hoje um dos métodos mais procurados nos consultórios odontológicos por pacientes que buscam um sorriso perfeito e durável.

Dentes tortos

A movimentação dentária faz parte do processo natural do envelhecimento. A saúde bucal debilitada altera o equilíbrio entre os dentes, músculos, lábios e língua, podendo causar apinhamentos (dentes tortos/sobrepostos) ou diastemas através de inclinações exageradas (grandes espaços entre os dentes). Essas alterações causam efeitos estéticos desfavoráveis e sua correção de forma mais conservadora é através da ortodontia. A ortodontia atual tem como sua principal ferramenta os invisaligns, que são alinhadores transparentes que permitem ganhos estéticos através do alinhamento dos dentes nas arcadas e restabelecimento da função mastigatória de maneira rápida e confortável, podendo ser utilizados sem limite de idade, atendendo muito bem aos pacientes resistentes ao tratamento com aparelhos fixos convencionais, ou que entendem a importância da preservação do esmalte dental e não querem fazer desgastes de compensação para atingir o alinhamento através das facetas cerâmicas.

Ausência dentária

A perda de um ou mais elementos dentários, seja por trauma, agenesia, doença periodontal, cáries, entre outros motivos, podem, ao longo do tempo, trazerem prejuízos para a mastigação, articulações mandibulares e harmonia do sorriso. O implante dentário é a melhor opção para a substituição de um ou mais dentes ausentes ou perdidos, por tratar-se de um procedimento muito seguro quando realizado com critério. A reabilitação com implantes dentários, unitário ou protocolo (substituição de todos os dentes da arcada superior e/ou inferior) permite que o paciente desfrute de todas as vantagens de uma dentição fixa.

Plástica gengival

A gengiva é de grande importância para que o sorriso transmita aspecto saudável e pode ser manipulada facilmente através das microcirurgias, reduzindo volumes exagerados (sorriso gengival), formatos desfavoráveis, pigmentações, assimetrias ou até retrações que, além da sensibilidade, podem prejudicar a estética e desfavorecer a saúde bucal.

Harmonização facial/Lábios

Os lábios são considerados a moldura do sorriso. Na busca de um rosto mais harmonioso, o preenchimento através do ácido hialurônico e do botox estão sendo grandes aliados dos dentistas para complementar os tratamentos e atingir resultados realmente transformadores e naturais.

Uma pesquisa feita pela Philips Sonicare diz o que as pessoas mais reparam nas outras em um primeiro encontro: 47% notam primeiro o sorriso, 31% os olhos, 11% o cheiro, 7% roupas e 4% cabelos.

Não deixe o tempo levar seu sorriso embora. A odontologia moderna e interdisciplinar nos permite devolver seu sorriso e a saúde oral de forma segura e confortável.

× Como podemos te ajudar?